Skip links

Informação: 3 dicas de como usar a melhor arma ao fazer cotações!

“Como regra geral, o homem mais bem-sucedido é aquele que dispõem das melhores informações, as informações são o arcabouço do saber humano, e devemos sempre estar atentos, não servos, mas vigilantes a elas.”

Benjamin Disraeli, 1.º Conde de Beaconsfield e Ex-Primeiro-ministro do Reino Unido

Poucas coisas podem deixar alguém tão cego quanto a absoluta ausência de informações. Em contrapartida, o excesso de informações distorcidas, errôneas ou deficitárias tem o potencial de produzir exatamente o mesmo efeito.

Portanto, o que é relevante de fato sobre a informação é a credibilidade, a veracidade e a qualidade que se alcança com um bom refino dos fatos e dos dados.

Informações sempre foram valiosíssimas para a humanidade, de estratégias de guerra a conflitos industriais, obter uma informação sempre permitiu uma leitura linear mais completa em relação ao todo, e certificou com mais assertividade movimentos imperativos.

No universo de uma negociação a informação é a moeda de maior valor.Ela proporciona conhecimento e poder na hora de tomar decisões

Afinal, a negociação  nada mais é que um levantamento de cenários repletos de dados e fatos, para suportar uma decisão maior em benefício do negócio.

Confiabilidade da origem

É preciso que em um processo de cotação e compras haja confiança na estrutura envolvida. Ou seja, não é razoável empregar tempo e dinheiro em algum tipo de organização que se avalie como viciada, ou com déficits consideráveis de segurança e confidenciabilidade.

Ferramentas que dispõe de um sistema de compras online, necessariamente precisam desenhar elementos que certifiquem o grau de credibilidade processual.

Para plataformas de cotação online, essa construção pode ser criada através de senhas e acessos individuais de fornecedores e clientes. Entre os fornecedores, não deve haver a possibilidade de contato com as informações de proposta dos demais participantes.  

Dessa maneira, o fornecedor deve sempre se ater  ao valor, preço, condições, prazo, condições e intenções de sua proposição individual sem se balizar por influências, lobbys, ou circunstâncias momentâneas, que não devem interferir na composição da sugestão de venda.

Agilidade, o ouro dos negócios online!

Se a estrutura de segurança que envolve uma busca por concorrência online é fundamental, mais importante ainda é a capacidade de resposta que pode ser entregue.

Talvez não exista cena mais caricata e desestimulante do que um comprador horas e horas em um telefonema, em um esforço hercúleo para conseguir que aquele dito fornecedor, lhe faça a gentileza de vender, para que o comprador possa cumprir sua função natural, que é comprar.

Uma plataforma, um sistema de compras online tem necessariamente que prover uma informação precisa e confiável, com agilidade e relevância, para que cotações e compras consigam ser cumpridas com a maior efetividade e no melhor fluxo possível.

Justamente por essa natureza de trabalho em cadeia, um profissional da área de compras ou sua empresa, podem e devem apostar na digitalização de cotações. Trata-se de ganho de tempo, melhor preço, maior disponibilidade de opções e redução de custos de compras.

Custo de compras

Nessa linha, imagine um gráfico cartesiano comum em sua cabeça, um eixo(X) representa a quantidade de fornecedores a disposição, já o outro o eixo Y representa a quantidade de informações que se tem, como o preço, em relação a um determinado produto.

É naturalmente proporcional, quanto mais fornecedores a disposição, mais precificações, condicionamentos e propostas comerciais.

É justamente aqui onde um dos principais pontos de conflito do compliance [dh1] de milhares de empresas é mitigado: o custo de compras.

Seguindo a exposição de probabilidade, é altíssima a chance de em um modelo de cotação online, com agilidade e eficiência, encontrar um fornecedor que cumpra as principais métricas propostas, reduzindo, seja no valor bruto, seja no plano logístico ou no fechamento a longo prazo, o custo total daquela compra.


 [dh1]para palavras em inglês vamos manter em italico

Leave a comment