Skip links

Tecnologia na pandemia: como fazer cotações em meio a Covid-19?

Vivemos tempos difíceis. Em meio a uma pandemia de proporções jamais vistas na era moderna, muitos desafios se impõe a sociedade, as empresas e organizações. Para o mundo dos negócios, isso pode significar uma necessária e acelerada migração para a era digital.

Isto é, as próprias características de controle de uma pandemia, forçam a linha digital em direção aos empresários que entendem que a necessidade de sobrevivência passa por uma readequação, que diminui consideravelmente a dependência física e amplia o alcance tech.

Em decorrência disso, existem recursos e soluções fundamentais que ganham relevância, otimizando tempo, reduzindo custo e aumentando a assertividade. Não cabe mais ficar preso no processo convencional onde o empresário passa uma lista de para o funcionário e pede para ele orçar na internet. O empresário moderno já tem condições de acessar tecnologias que entregam mais informações e permitem tomar decisões de negociação melhores, de forma mais simples e barata. Por meio de tecnologia, o empresário tem acesso a informações que tornam a logística de compras mais rápida, prática e econômica.

Como a tecnologia facilita suas cotações durante a pandemia

Tecnologia na pandemia: como fazer cotações em meio a Covid-19?

Existem maneiras de tornar o processo de cotação mais inteligente para que compradores e empresas foquem em negociações, prevenção de perdas e danos, gestão de estoque, austeridade fiscal, prazos, fluxos de entrega e adquiram, mesmo assim, sempre o melhor custo benefício.

Um grande problema de quem precisa fazer compras recorrentes, é a concepção do processo de cotação.

Muitas vezes estamos falando de dias perdidos, tardes inteiras ao telefone, e constantemente é necessário comparar preços, conversar com o mercado, perceber os movimentos, trazer uma expertise de leitura, conversar com setores, com gestores, por fim, se chegar a uma decisão.

E por mais incrível que possa parecer, em várias oportunidades, pode acontecer de a expectativa de preços não ser alcançada e a condição ideal de negociação não acontecer. Não é raro as decisões serem postergadas, gerando mais passivo e mais impasse, ou quando é efetivamente tomada, se mostra precipitada, incorrendo no erro suscitado pela pressão interna e externa, prazo, e poucas informações para muito esforço.

É nesse cenário em que, agregar os recursos tecnológicos, torna-se primordial!

A ideia não é exterminar completamente a proposta de cotar, muito pelo contrário, a ideia é valorizá-la a ponto de torná-la muito mais rápida, responsiva, eficiente, otimizada e até econômica.

Dessa forma, muitas etapas são eliminadas, outras tantas são melhoradas, deixando de lado desperdício de tempo e dinheiro e focando em custo-benefício e valor.

Plataforma de compras

É por meio do uso de uma ferramenta de tecnologia que se apresentam saídas excelentes para solucionar as dificuldades e pontos sensíveis que o método de orçamentação convencional carrega.

A ideia de uma plataforma de compras é estabelecer uma conexão intuitiva, livre e estruturada entre o comprador e um fornecedor. Sem contatos desnecessários, sem informações confusas, somente uma construção de relação extremamente assertiva; trata-se de um ambiente de negociações OnLines para auxiliar na atividade de coleta das ofertas.

Concorrência e Confidencialidade

Podem ocorrer distorções importantes quando parte dos fornecedores tem acesso aos valores de seus pares, uma ferramenta completa garante que só o cliente tenha acesso aos dados e valores envolvidos entre os fornecedores concorrentes.

Tão importante quanto, a livre concorrência permite que todos os envolvidos estejam em condições de partida igualitárias, sem qualquer tipo de manipulação de resultados. A ideia é promover a escolha livre por aquele que realmente se encaixar melhor na busca de um cliente.

Otimização de tempo

Uma plataforma de compras qualificada permite que cotações sejam feitas, por exemplo, através do upload de arquivos em Excel, ferramenta vastamente utilizada por compradores e empresários.

Um benefício interessantíssimo é abrir uma cotação, e com o auxílio da tecnologia  guardar as propostas feitas pelos fornecedores, ou seja, são eles que vem de encontro ao que você precisa.

Dessa forma haverá tempo sobrando para administrar outras atividades, e fazer a gestão do processo de compras.

O poder da informação

Com todos os fornecedores realizando propostas, individualmente, é possível ter um panorama mais real e objetivo, fazendo com que o cliente tenha a disposição, informações fundamentais para negociar melhor, inclusive pleiteando descontos.

Contato direto

Esse alto valor em tecnologia, permite que o contato seja feito entre distribuidor ou fabricante e o cliente comprador, sem outras representações.

A pandemia provocará uma transformação completa na formulação, pensamento, estrutura e composição de negócios em todo o mundo. Partindo para o formato digital, de certo que haverá mais concorrência, e menos afetação externa e grandes desafios.

Fazer cotações com o advento da tecnologia e de plataformas de compras inteligentes é uma grande amostra desse processo. Quem souber melhor utilizá-lo, estará a frente, oferecendo mais valor e benefício ao cliente final, expandindo resultados e maximizando lucros.

Leave a comment